História

José Olio

José Olio, fundador da Solventex, era um homem de iniciativa e idéias próprias. Seu espírito empreendedor o levou a construir em 1963 a primeira indústria recicladora de solventes do País.

Após 50 anos, a Solventex, não lembra em nada aquela pequena empresa que possuía apenas um destilador aquecido à lenha. Hoje, ela é responsável por cerca de 55% das vendas nacionais de primer serralheiro, e detém uma expressiva participação na linha industrial em todo o Brasil.

Atuando no mercado de tintas imobiliárias há 15 anos, com uma linha completa e exclusiva, a empresa busca traçar seu mais novo perfil, com produtos de ponta, atendimento rápido e foco no cliente, qualidades que fazem da Solventex uma história de sucesso.


Um Jovem empreendedor

Com 18 anos, José Olio começou a trabalhar em uma das primeiras indústrias de tintas do Brasil, a Soberba – empresa do Grupo Matarazzo. Em pouco tempo, técnicos da Sherwin-Williams, nova proprietária da Soberba, perceberam o potencial e o desejo de crescer profissionalmente de José Olio e decidem investir em sua carreira. Patrocinaram cursos de Química e o promoveram a Gerente Geral de Produção.

Depois de adquirir maior experiência profissional e teórica, José Olio define investir em seu próprio negócio. Em parceria com três amigos, funda a Ideal Tintas no ano de 1946, obtendo um crescimento rápido e favorável. Devido a alguns percalços na gestão dos negócios, José Olio deixa a Ideal Tintas e inicia uma nova empresa, com um novo sócio, a Brastintas.

Após o falecimento de seu sócio e de sua esposa, José Olio decide fechar a empresa e voltar para o mercado de trabalho. Passou pela Super Tintas e pela Glasurit do Brasil – atual Basf – onde ocupou durante três anos o cargo de Gerente de Produção.

Mesmo com toda a segurança de ocupar um ótimo cargo em uma grande empresa, seu espírito empreendedor falava mais alto. José Olio não desistia da idéia de ter sua própria empresa. Desta vez, ele tentaria sozinho, apenas com a ajuda de seus filhos.


De sítio a pólo industrial

Em 1963, a Solventex iniciou suas atividades em um sítio afastado do centro urbano da cidade de São Paulo. Na época, o local era carente de infra-estrutura, inclusive de energia elétrica.

A idéia inicial de José Olio era reciclar os solventes utilizados pelas indústrias químicas, pois, como não havia o destino correto para este produto, o mesmo poderia oferecer riscos à população e ao meio ambiente.

Para este processo, era utilizado um destilador aquecido à lenha. Muitas empresas se interessavam por este trabalho que, no início, contava apenas com a ajuda de seu filho mais velho, Valdir E. Olio.

O interesse das empresas pela reciclagem do solvente tornou-se cada vez maior, o que os obrigou a contratar mais pessoas para trabalhar neste processo. A partir disto, a empresa não parou mais de crescer. Novos investimentos em equipamentos e caminhões foram realizados para atender a demanda crescente.

Em 1977, a Solventex já empregava 70 pessoas e contava com uma área construída de 3,5 mil metros quadrados, processando cerca de 600 toneladas de solvente por mês.


Fabricar tintas: um novo desafio

Mais uma vez motivado pelo seu espírito empreendedor, José Olio iniciou a preparação da sua empresa para a produção de tintas. Criou uma linha de primers anticorrosivos para atender principalmente indústrias e serralherias. A alta performance e qualidade dos seus produtos foram rapidamente notadas pelo mercado e hoje, a Solventex é líder nacional de vendas neste setor.

Depois de tantas conquistas, José Olio dividiu a direção da empresa com seus quatro filhos, que sempre estiveram ao seu lado, acompanhando seus passos e, principalmente o apoiando.

Hoje, a direção da empresa é composta por Maurício Olio – Diretor Presidente e Alexandre Olio, Diretor Adjunto. José Olio atuou na Presidência até 2001, ano de seu falecimento.

Interessados em dar continuidade à história de sucesso de nosso fundador, a nova Direção continua trabalhando com dedicação, transparência e união. A estrutura da empresa vem sendo modernizada, investindo em novos profissionais, equipamentos e tecnologias de ponta.


Atendimento e Meio Ambiente.

A Solventex Indústria Química conta com 200 funcionários e mais de 50 representantes de vendas distribuídos pelo Brasil. Sua capacidade de produção é de 2,5 milhões de litros/mês para toda a sua linha. A entrega de seus produtos de linha na cidade de São Paulo é realizada em até 48 horas depois de efetuado o pedido, em uma frota própria de caminhões e entregadores treinados para atender os clientes com total profissionalismo.

Em seu escritório sede, a empresa oferece uma central de atendimento para consultas técnicas de profissionais ou para atender as dúvidas e sugestões dos consumidores através de ligações gratuitas de 0800. Uma outra equipe cuida do telemarketing que atende todo o território brasileiro.

Com foco no meio ambiente, a Solventex tem uma grande preocupação em desenvolver uma sistemática com um crescimento sustentável, preservando a integridade do meio ambiente e o conforto da comunidade, seus funcionários e visitantes, em sintonia com as exigências ambientais dos órgãos competentes.