Dica – TIPOS DE TINTAS E AS DIFERENTES APLICAÇÕES

INDUSTRIAIS E MANUTENÇÃO

Existe uma grande variedade de tintas, produzidas para diferentes aplicações. Neste post, vamos falar um pouco sobre duas variáveis dos produtos industriais.

Para as aplicações Industriais, as tintas são formuladas para atender finalidades normalmente baseadas em especificações técnicas, que precisam atingir determinados níveis de proteção anticorrosiva, resistência ou de acabamento.

Esses produtos apresentam características complementares, como:

✔Estética: torna a apresentação agradável;
✔Auxílio na segurança industrial;
✔Impermeabilização;
✔Diminuição da rugosidade;
✔Facilitar a identificação de fluídos em tubulações ou reservatórios;
✔Impedir a aderência de vida marinha no casco das embarcações e boias;
✔Permitir maior ou menos absorção de calor;

No caso das aplicações para Manutenção e conservação industrial, as tintas são formuladas para permitirem que as estruturas e equipamentos permaneçam por grandes períodos sem corrosão, e periodicamente ocorra uma manutenção, que pode ser desde um simples retoque até substituição de toda tinta velha por outra nova.

Os produtos mais indicados são os primers anticorrosivos e esmaltes – alquídicos, PU’s, epóxis, etc. -, que seguem padrões mundiais de cores e apresentam excelente nível de rendimento, cobertura, secagem e durabilidade. Esses produtos geralmente têm finalidade de proteção e acabamento e são ideias para o uso em metais, madeiras e alvenarias.

Seja qual for o tipo de aplicação, fique atento à preparação correta da superfície e ao processo de homogeneização da tinta, para garantir um bom resultado no trabalho.

Comente sobre este post

Não se preocupe, seu endereço de email não será publicado.