Dica de Pintura – Evite descascamento preparando a superfície de forma adequada.

defeito de pintura

Um dos problemas mais comuns nos processos de pintura é o descascamento, causado pela falta de aderência entre a película aplicada e o substrato ou entre as diversas demãos entre si. O defeito gera um retrabalho importante, que vai comprometer o tempo de entrega do projeto e vai demandar o uso de mais material, o que implica em novos custos operacionais.

A superfície mal preparada, contaminada com gorduras ou partículas sólidas soltas pode ser a razão do descascamento. Outro motivo recorrente é a  umidade do substrato que, sob efeito do calor do ambiente, passa para o estado de vapor, pressionando as camadas do filme, que se desprende e descasca. A inobservância dos intervalos para repintura estipulados pelo fabricante também pode ocasionar o problema.

Para evitar o transtorno, a primeira recomendação é melhorar a limpeza da superfície e controlar a rugosidade do substrato, além de eliminar partículas sólidas soltas e medir a temperatura do local a ser pintado. Ajustar a viscosidade da tinta para garantir tensão superficial baixa para uma completa umectação do local e nunca usar tintas convencionais em materiais que exigem tintas industriais e industriais especiais são outras dicas para conseguir um resultado esperado, evitando transtornos.

Comente sobre este post

Não se preocupe, seu endereço de email não será publicado.