Entenda a diferença entre tintas monocomponentes e bicomponentes

Embora sejam utilizadas para a mesma finalidade, a de proteger e embelezar superfícies, evitando a degradação dos substratos, as tintas monocomponentes e bicomponentes apresentam formulações, tipos de aplicação e potencial de resistência distintos.

Para cada uso, é preciso avaliar o tipo de estrutura que receberá a tinta e seguir corretamente as instruções descritas nas embalagens, desde o preparo e as proporções de diluição ou processo de catálise, assim como o tempo de secagem, repintura e métodos para aplicação.

Tintas monocomponentes

As tintas monocomponentes sintéticas são ideais para ambientes com baixa agressividade físico-química e pouca umidade. Porém, as soluções que levam resinas alquídicas em sua formulação são mais versáteis e classificadas de acordo com a utilização: industriais e prediais. As industriais são indicadas para superfícies metálicas e englobam primers e acabamentos sintéticos, enquanto as prediais são voltadas para estruturas de alvenaria e madeira, e contam com esmaltes sintéticos e tintas a óleo. Independentemente da formulação, todas as tintas monocomponentes são prontas para uso, bastando apenas fazer a diluição recomendada pelo fabricante.

Em sua linha, a Solventex conta com diversos produtos que incluem esmaltes acrílicos, primers acrílicos para galvanizados, tintas para alta temperatura, galvanização instantânea a frio e tintas convertedoras de ferrugem.

Tintas bicomponentes

As tintas bicomponentes são as melhores opções para a proteção de estruturas expostas às ações do tempo, em ambientes de alta agressividade físico-química, apresentando forte resistência à corrosão. Geralmente compostas por duas soluções, uma resina e um agente de cura oferecidos em embalagens distintas, esses conteúdos devem ser homogeneizados momentos antes da aplicação, para que reajam entre si. Por se tratar de uma tinta preparada por meio de um processo de catálise, apresenta tempo de vida útil limitado e não deve ser utilizada após o período determinado pelo fabricante, mesmo que ainda apresente uma boa consistência. Seu uso em condições inapropriadas pode resultar em defeitos na pintura.

Entre as tintas bicomponentes oferecidas pela Solventex, estão primers e esmaltes à base de poliuretano, epóxi, tintas para piso de média e alta espessura, tintas de dupla função e tintas potabilidade.

Comente sobre este post

Não se preocupe, seu endereço de email não será publicado.