Dica de Pintura

Qual é a periodicidade para realizar a manutenção de pinturas em estruturas metálicas?

Segundo os especialistas da Solventex Tintas, a duração da pintura de uma estrutura metálica depende, entre outras coisas, da escolha correta da tinta – de acordo com os parâmetros do projeto –, das especificações utilizadas no tratamento da superfície e de normas técnicas pertinentes a cada caso.

Para manter a pintura, os especialistas recomendam inspeções visuais preventivas rotineiras. Durante essas vistorias, podem ser efetuadas operações simples de limpeza e manutenção da pintura. Além disso, deve-se levar em conta se a manutenção ocorrerá somente nos pontos de corrosão ou em toda a estrutura, já que esse fator impacta em sua durabilidade.

Mas quais são os motivos que levam a necessidade de reparos?

Os principais fatores que tornam os reparos necessários são os processos de degradação na pintura, que podem ser superficiais, como alterações de cor e brilho; ou estruturais, que comprometem a integridade da película de tinta e consequentemente, sua função protetora.  

Podemos citar como exemplo a corrosão precoce, que ocorre quando houve uma especificação inadequada da tinta. Neste caso, a manutenção imediata é fundamental para a durabilidade e/ou segurança da estrutura.

O uso do produto adequado para a pintura em estruturas metálicas é muito importante para que ela esteja sempre protegida contra o desgaste e tenha maior durabilidade. Para acertar em sua escolha é preciso levar em conta o ambiente e suas intempéries. Dessa forma, as estruturas ficam mais resistentes contra os elementos corrosivos, o metal tem maior duração e não há necessidade de manutenções frequentes.

Comente sobre este post

Não se preocupe, seu endereço de email não será publicado.